Os Doze Espias de Israel, Fé e Incredualidade – Numeros 13

Os dez homens indicados por Moisés para espionar a terra prometida citaram o que Deus prometera por intermédio de Moisés em Êxodo 3.8 e 33.3, ou seja, que eles iriam entrar numa terra que mana leite e mel. Porém, esses espias duvidaram que fosse possível conquistá-la. Se o crente estiver dominado pela incredulidade, duvidará das promessas de Deus.

Tenha mais de 2000 Ilustrações e Sermões para Ler e Estudar, Clique Aqui agora e confira estes incriveis materiais – Kit Ilustrações e Sermões

Texto Base: Numeros c 13 v 26-33

26 E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.

27 E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.

28 O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.

29 Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.

30 Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.

31 Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.

32 E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.

33 Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.

Gigantes da terra prometida, filhos de Anaque

INCREDULIDADE É:
Descrença. Falta de fé; irreligião; ateísmo.

I. ATITUDES QUE CARACTERIZAM UMA PESSOA INCRÉDULA:

1.1 — Duvida das promessas de Deus
Dos doze espias que foram sondar a terra dez homens demonstraram que eram pessoas dominadas pela incredulidade. Eles duvidaram da promessa de Deus:(Números 13.31,32).
1.2— Tem memória curta
Esses dez homens não se lembraram dos sinais no Egito. O Senhor falou que: “…viram a minha glória e meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram…» (Números 14.22).
1.3 — Vive do aqui e do agora
Esses dez homens disseram: “O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso…” (Números 13.28).
1.4 — Tem o foco lia impossibilidade
Esses dez homens disseram: “Não poderemos subir contra aquele povo…” (Números 13.311.

II. OUTRAS ATITUDES DE QUEM NÃO CRÊ:

2.1 — Contagia quem esta por perto
Esses espias “…infamaram a terra, que tinham espiado, perante os filhos de Israel…” (Números 13.32).
2.2 — Tem complexo de inferioridade
Esses espias também se consideraram fracos e impotentes. Disseram: “Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes. E éramos aos nossos olhos como gafanhotos” (Números 13.33).
2.3 — Mantém o Egito dentro de si
Depois deste relatório pessimista, o povo chorou naquela mesma noite e murmurou contra Moisés e Arão, e toda a congregação lhe disse: “Ah! Se morrêssemos na terra do Egito!” (Números 14.1,2).

III. ATITUDES QUE MARCAM UMA PESSOA DE FÉ:

3.1 — Acredita na vitória
Paulo disse: “Porque eu sei em quem tenho crido…” (2 Timóteo 1.12).
3.2 — Volta a atenção para Deus
Em Números 14.8, Josué e Calebe falaram: “Se o Senhor se agradar de nós…”
3.3 — Depende de Deus
Em Números 14.8b, Josué e Calebe continuam a dizer: “…então nos porá nesta terra, e no-la dará, terra que mana leite e mel ‘
3.4 – Obedece a Deus
Em Números 14.9, Josué e Calebe exortam o povo à obediência.
Dizem: “Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor…”

IV. OUTRAS ATITUDES DE UM CRENTE DE FÉ

4.1 — Não é dominada pelo medo
Em Números 14.9, Josué e Calebe animam o povo. Dizem: “… não temais o povo desta terra…”
4.2 — As adversidades não são elementos de derrota
Os empecilhos para os incrédulos eram as nações dos jebuseus. Mas, para Josué e Calebe, essas nações nada representavam.
4.3 — Confia na companhia do Senhor
Em Números 14.9, Josué e Calebe dizem que “…retirou-se deles (dos jebuseus) o seu amparo, e o Senhor é conosco…”
4.4 — Crê que em Deus a vitória esta garantida
Em Números 14.30, o Senhor diz que o povo não entraria na erra prometida, salvado apenas Josué e Calebe.

CONCLUSÃO: O QUE APRENDEMOS COM OS DOZE ESPIAS?

Deus cuida daquele que Nele crê. Em Números 14.10 está escrito que toda a congregação queria apedrejar Josué e Calebe. Porém, a glória do Senhor apareceu para defendê-los. A pessoa de fé pode contar com a proteção de Deus em meio às adversidades da vida. Porém, os incrédulos não poderão desfrutar das bênçãos do Senhor em sua vida nem entrarão na cidade celestial.

Tenha mais de 2000 Ilustrações e Sermões para Ler e Estudar, Clique Aqui agora e confira estes incriveis materiais – Kit Ilustrações e Sermões

Leia Tambem – Vaso nas Mãos do Oleiro

Comentários via Facebook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.