Scroll Top

Compreendendo a Parabola da Perola de Grande Valor

8 Coisas que aprendi com a Parábola da Perola de Grande Valor

Utilizamos como texto base de Mateus que retrata a Parabola da Perola de Grande Valor

Mateus 13:45-46

45 Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
46 E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.

Introdução: Nesta parábola o mercador é Jesus, a pérola é a igreja, e o grande preço é a morte de Jesus na cruz. As pérolas têm sido usadas durante séculos como objetos de beleza. Vamos dar uma olhada na pérola e perceba como ela ilustra várias lições espirituais maravilhosas sobre o Senhor Jesus Cristo e Sua igreja.

1. A pérola de grande valor é produto do sofrimento

A. A pérola é formada quando uma ostra recebe um grão de areia presa na carne macia dentro de sua concha. Este pedaço de areia irrita a ostra e então ela responde pelo revestimento do grão com camadas de saliva e de cálcio.

B. A igreja foi formada a partir de terríveis dores e a morte de Cristo pelos pecadores sobre a cruz! (Efésios 5:25 – Apocalipse 1:5)

Parabola da Perola de Grande Valor

Perola de Grande Valor  – Ilustração

2. Uma pérola de grande valor é formada de matérias inúteis

A. A pérola é formada por todos os tipos de lixo. Pedaços de areia, fragmentos de ossos de peixes mortos, e outros resíduos no fundo do mar.

B. A composição da igreja saiu de pecadores condenados e presos ao inferno! (Mateus 9:12-13 – Efésios 2:1-3)

 

Kit com 2000 Ilustrações e Sermões – Clique Aqui

 

3. A pérola é uma coisa composta

A. É uma combinação de várias coisas. Há pelo menos três materiais utilizados na formação de uma pérola – o material irritante, saliva da ostra e o cálcio.

B. A Igreja é composta de todos os tipos de pessoas de todas as raças e origens (Gálatas 3:26-28). Eles têm uma coisa em comum – a salvação pela graça mediante a fé em Cristo!

 

4. A pérola de grande valor  cresce gradualmente

A. Depois que um grão de areia entra na ostra, pode levar até 3 anos para a ostra produzir uma pérola magnífica.

B. Deus tem forma lenta e gradual de edificar a sua igreja neste mundo. Ela vem crescendo há dois mil anos enquanto o Espírito Santo convence os pecadores e chegam assim a um conhecimento salvífico de Jesus Cristo (Efésios 2:21-22).

 

5. A pérola de grande valor é um trabalho oculto

A. A pérola cresce escondida na ostra submersa na água.

B. Além do aspecto físico numérico, ninguém pode realmente ver o crescimento espiritual real da igreja. Nós só podemos ver a igreja local visível, mas não o corpo espiritual invisível que forma a vastidão de toda a igreja (Efésios 1:22-23).

 

6. Uma pérola de grande valor é um objeto muito valioso

A. As pérolas podem valer uma fortuna. De fato um colar de pérolas pode realmente valer milhões de dólares.

B. A igreja valeu o tesouro do céu, para Deus! Ele pagou o preço mais elevado, o melhor do Céu – Seu Filho amado, Jesus Cristo, para salvar a Igreja do inferno! (Romanos 5:6-8)

C. A igreja é realmente muito valiosa para o mundo, mesmo quando o mundo realmente não aprecia isso. A igreja serve como força de contenção contra o mal que um dia varrerá todo o mundo. Portanto, ela vale a pena todo o preço e os esforços que precisamos dar para se manter viva, ativa e forte no Senhor. Vale a pena todas as nossas orações, nossa doação, nosso trabalho, nosso sacrifício. A igreja vale a pena tudo o que podemos dar a ela!

Kit com 2000 Ilustrações e Sermões – Clique Aqui

 

7. A pérola de grande valor  é uma unidade

A. A pérola é a única gema conhecida pelo homem que não pode ser cortada. Grandes diamantes são cortados e realizados em vários menores, pedras mais valiosas. A pérola não pode ser dividida, sem destruir seu valor natural e beleza.

B. A igreja local pode ser dividida aos olhos do homem, mas a verdadeira igreja (o verdadeiro corpo de Cristo, composta de ambos mortos e vivos em Cristo) será para sempre um (Filipenses 1:27).

C. Quando qualquer igreja local é dividida, ela perde o seu valor e beleza para o mundo ver! Portanto, há uma grande necessidade para que sejamos de uma mente e de um acordo por causa do testemunho! Não é bom quando o povo de Deus não pode se dar bem uns com os outros!

 

8. A pérola de grande valor reflete a luz

A. Uma das qualidades mais notáveis da pérola é a sua capacidade de refletir a luz. A Igreja é chamada para refletir a verdadeira luz do mundo – o Senhor Jesus Cristo (João 8:12; 9:5).

B. A Igreja, como a lua reflete a luz do sol durante a noite, isto é para refletir a luz do Senhor Jesus Cristo a este mundo espiritualmente escuro (Filipenses 2:15).

 

Conclusão: E assim vimos que a pequena pérola ensina várias grandes verdades da Bíblia sobre Cristo e Sua igreja. Vamos aprender uma lição com as qualidades da pérola – a partir de sua beleza e valor ao dono! A próxima vez que você vê uma pérola medite sobre estas verdades maravilhosas!

Kit com 2000 Ilustrações e Sermões – Clique Aqui

Leia tambem: Compreendendo a Parabola da Dracma Perdida

Summary
Review Date
Reviewed Item
Parabola da Perola de Grande Valor
Author Rating
51star1star1star1star1star

Related Post

Leia Tambem:

Comentários via Facebook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Participe do Programa Teologia para Todos 2017 - CLIQUE AQUIQUERO PARTICIPAR