4 Lições que Aprendemos com a Oliveira – Salmo 52

Salmo 52: 8 Aprendendo com a Oliveira de Israel

INTRODUÇÃO

Depois de ser colhida da oliveira, na Palestina, a oliva ou azeitona passava por quatro processos de moedura. Da primeira moedura, tirava-se o Óleo que era usado na Casa de Deus para a adoração; da segunda moedura, tirava-se o óleo usado para a alimentação; da terceira, o óleo usado na iluminação; e com o óleo da quarta moedura, fazia-se o sabão. Espiritualmente, o crente também está ligado à Oliveira Verdadeira, que é Cristo, e precisa produzir frutos de grande utilidade para a glória de Deus.

TEXTO BASE

Salmo 52 6-9

6 E os justos o verão, e temerão: e se rirão dele, dizendo:

7 Eis aqui o homem que não pôs em Deus a sua fortaleza, antes confiou na abundância das suas riquezas, e se fortaleceu na sua maldade.

8 Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente.

9 Para sempre te louvarei, porque tu o fizeste, e esperarei no teu nome, porque é bom diante de teus santos.

getsemane-oliveiras-israel

Oliveiras do Jardim Getsemane

OLIVEIRA É:

Uma árvore bastante cultivada na região mediterrânea, cujo fruto é a azeitona. O óleo extraído da oliveira, o azeite, também é utilizado na alimentação, na fabricação de lubrificantes e na indústria farmacêutica. Na Grécia Antiga, a oliveira era considerada símbolo de liberdade e pureza.

A OLIVEIRA PRODUZ ÓLEO PARA A ADORAÇÃO:

O crente precisa oferecer a sua primícia de renda, o melhor de sua capacidade e o melhor do seu tempo, administrando- o bem. Tudo quanto o crente realizar deve ter o objetivo de glorificar a Deus. Não podemos ser verdadeiros adoradores se a nossa alma não bendiz ao Senhor. Somos instrumentos de adoração quando as nossas ações e atitudes fazem com que os outros seres humanos glorifiquem a Deus (Mateus 5.16). Tornamo-nos instrumentos de adoração quando louvamos a Deus (Salmo 34.1,2). Adorador que não oferece o melhor não é adorador.

Inicie seu Curso de Teologia ainda Hoje

A OLIVEIRA PRODUZ ÓLEO PARA A ALIMENTAÇÃO:

Do segundo processo da moedura da azeitona era extraído o óleo usado na alimentação. Jesus falou em Mateus 14.16: “Dá lhe vós de comer”. Que tipo de alimento estamos dando para quem está espiritualmente faminto?

PREGADORES SENSACIONALISTAS

Em um programa americano, o pregador usava o sensacionalismo para impressionar os telespectadores. Ele disse que a glória de Deus estava abaixando, e próximo do púlpito três pessoas caíram. Ele convidou os adolescentes a irem à frente, e eles também caíram e rolaram no chão. Depois foi a vez das mães com as crianças de colo e outras puxando crianças pequenas. Nada aconteceu às crianças.
Então pensei: “Se isto fosse realmente a ação do Espírito Santo, todas as crianças estariam falando em línguas. Isto é uma farsa’: Jesus é a comida que temos de dar aos famintos (João 6.35). Somente Jesus tem poder para libertar o homem da escravidão do pecado. Ele é o pão vivo que desceu do céu (João 6.51).

A OLIVEIRA PRODUZ ÓLEO PARA A ILUMINAÇÃO:

No seu terceiro processo de moedura, o óleo produzido pela azeitona era utilizado na iluminação, O crente também deve iluminar a vida das pessoas (Mateus 5.14). Nosso objetivo é iluminar o mundo em trevas, a fim de que todos vejam a diferença em nossa vida, e desejem imitar-nos (Mateus 5.16).

Inicie seu Curso de Teologia ainda Hoje

A OLIVEIRA PRODUZ ÓLEO PARA A FABRICAÇÃO DE SABÃO:

O quarto tipo de azeite extraído da azeitona era utilizado na fabricação de sabão para lavar roupas. Nós, igualmente, devemos estar limpos pela Palavra de Deus (João 15.3). Os elementos que limpam o mundo são a Palavra de Deus e o sangue de Jesus (Efésios 5.26; 1 João 1.7).

CONCLUSÃO

Se você quer ser oliveira prepare-se para ser amassado. A oliveira só produz isto tudo porque é amassada. Nós também somos amassados pelas tribulações (Romanos 5.3). Deus nos amassa não para nos destruir, mas para fazer de nós um novo vaso em Suas mãos.

Leia o Capitulo do Salmo 52 completo

Leia Tambem : 4 Lições que aprendemos com Vaso nas mãos do Oleiro

Comentários via Facebook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

5 Comentários

  1. Leonor Castro disse:

    Amado,
    Gostaria de discordar com o irmão quando dia que se fosse a gloria de Deus as crianças falariam em línguas. Não vejo nenhuma referencia na bíblia onde é possível as crianças falarem em línguas estranhas.

  2. Antônio Gomes Machado disse:

    A que denominação esta universidade está atrelada e qual o conceito e reconhecimento junto ao MEC?

  3. Marta Lucia disse:

    Este estudo foi muito importante pra mim .
    Muito agradecida

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.