Estudo sobre Provação de Abraão no Monte Moriá – Genesis 22

Introdução ~ Sacrificio do Moriá

Imagine você esperar mais de 20 anos para ver uma promessa de Deus se cumprir na sua vida, e depois de muita espera e fé o Senhor Deus lhe pedir o que lhe foi dado.

Qual seria sua reação se passasse por uma situação assim? Quais seria suas atitudes? O que você diria?

Aquela era a maior provação da vida de Abraão, Deus havia requerido o filho da promessa, a maior riqueza que Abraão possuía, e Abraão pela sua obediência e fé obedeceu a palavra do Senhor.

Quando Abraão chegou no pé do Monte Moriah ele tomou quatro atitudes que foram importantíssimas para que ele vencesse aquela provação.

Texto Base: Gênesis c22 v1-14

1 E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.

3 Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.

4 Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.

5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.

6 E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.

7 Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

10 E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

11 Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

12 Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

13 Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

14 E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.

4 Atitudes de Abraão que apontaram sua fé nas Promessas

Veja abaixo quatro passos que Abraão como demonstração de confiança na providencia de Deus.

Participe do Programa Teologia para Todos e ganhe bônus incriveis – CLIQUE AQUI

1- Separou-se dos servos.

Imagine Abraão diante do Altar e quando ele olhasse pra direita o seus servos olhando aquela cena seria desastroso, ou quem sabe os servos iriam tentar impedir Abraão de colocar o seu filho sobre o altar, pois na visão dos servos aquele ato seria encarado como loucura.
Então Abraão se separa de tudo aquilo que pudesse impedir que ele tivesse uma experiência maior com Deus.
Explanação: Se separe de tudo aquilo que esta impedindo que você tenha uma intimidade maior com Deus, se separe do mundo, do pecado, das paixões, pois Deus quer se revelar pra você no cume do Monte

2 – Deixou o jumento com os servos

Quando se fala de jumento na bíblia se fala de força física, capacidade física.
Quando Abraão deixa o jumento ele estava renunciando tudo aquilo que lhe proporcionava facilidades para resolver seus problemas.
Devemos abandonar as facilidades desta vida, devemos parar de acreditar na força do dinheiro, das influências dos “chegados”, na força da nossa intectualidade e acreditar na força do nosso Deus.

3 – Tomou possa da lenha

Quem toma posse da lenha sai do estado da dependência, até aquele momento Abraão estava dependendo dos servos e do jumento.
Quando Abraão tomou posse do fardo da proposta que Deus havia lhe feito, Abraão assumiu a responsabilidade daquilo que ele tinha por objetivo.
Na nossa vida espiritual temos que tomar posse da lenha, do fardo, da cruz que nos foi proposta, pois aquele que não toma posse da sua cruz jamais terá uma experiência intima com Deus.
Existem crentes que querem passar a vida toda na dependência dos outros.

Participe do Programa Teologia para Todos e ganhe bônus incriveis – CLIQUE AQUI

Estudo sobre Abraão  - Genesis 224 – Confiou na providencia de Deus

Quando Isaque perguntou onde estava o cordeiro, imediatamente ele respondeu “Deus proverá o cordeiro para si”, ou seja ele colocou toda sua confiança na providencia de Deus, mesmo não sabendo da existência de um cordeiro que estava sobre o monte.
Mesmo que você não esteja vendo o cordeiro confie nele, pois ele é quem providencia a solução das nossas provas e de nossas lutas.

Conclusão: Faça como Abraão para que você possa desfrutar das bênçãos de Deus

Genesis 22

Leia Tambem

Compreendendo a Parabola da Dracma Perdida

Segredos da Sala do Trono

Comentários via Facebook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

2 Comentários

  1. ubirajara oliveira disse:

    gostei muito .um estudo que me despertou para os 4 pontos .

  2. Izis de Souza disse:

    Aprendi muito hoje com a atitude de Abrão, e percebo o que tenho errado em não querer aceitar o meu fardo, e hoje quero reconhecer este erro e perseverar na fé assim como Abrão.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.