Scroll Top

Estudo Apocalipse 4 – Segredos da Sala do Trono

Texto base do Esboço de Pregação Apocalipse 4. 1-6

1 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.

2 E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

3 E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.

4 E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

5 E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

6 E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás.

INTRODUÇÃO DO ESTUDO BIBLICO SEGREDOS DA SALA DRO TRONO

O apostolo João agora estava na ilha de Patmos, sua idade já era avançada, mas Jesus havia o levado até lá com um propósito, lhe revelar coisas que eram, que são, e que hão de acontecer.
E foram muitas visões e revelações, como por exemplo a aparição do anticristo, a derrota de satanás e o reino eterno de Cristo.

Mas entre todas estas visões uma se destacou chamando minha atenção, a visão da sala do trono, João pode contemplar a sala que rege todo mundo, a sala onde Deus exerce o seu cetro e a sua autoridade.
E meditando na descrição do apostolo João acerca da sala do trono, Deus me revelou cinco segredos acerca dela, é lógico que a sala do trono não se resume em apenas cinco segredos, pois o trono de Deus é eterno e indescritível.

1° – A PORTA ESTA ABERTA

“DEPOIS destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; ” v.1

Porta Aberta Segredo Sala do tronoQuando Jesus morreu na cruz do calvário, o véu foi rasgado de cima abaixo, desde então essa porta está aberta para nós, e temos acesso imediato por ela.
Muitas portas se fecham aos domingos e feriados, o senado e a câmara dos deputados fazem recessão quase o ano inteiro (rsrsrs), mas a porta da sala do trono nunca se fecha, ela esta aberta em todo tempo, não importa se é domingo ou feriado, de manhã ou de madrugada, não importa se o dia está ensolarado ou chuvoso, esta porta sempre vai estar aberta pra você.
Então pare de reclamar para os outros e entre por esta porta, Deus te espera.

2° – DEUS ESTÁ ASSENTADO NO TRONO

“e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.” v.2

Participe do Programa Teologia para Todos – Clique Aqui

Deus estar assentado no seu trono é algum segredo?
Claro que sim, pois se o trono estiver vazio, o reino se perde, vira bagunça, vira anarquia, mas um trono que fica permanentemente ocupado, vem significar que Deus esta permanentemente sob controle de tudo. (Leia – Deus está no controle)
Muitas pessoas quando olham para as coisas que vem acontecendo em nosso mundo, como por exemplo o avanço das drogas, mortes, prostituição e violências, pensam que Deus perdeu o controle para satanás, mas quem pensa assim esta completamente enganado, Deus esta assentado sobre o trono e tudo esta no controle Dele.
Ele tem controle da minha vida e da sua vida, ele tem controle sobre os montes e sobre as areias da praia, ele tem controle sobre as folhas das arvores e sobre os pássaros dos céus.

Ele te conhece por dentro e por fora e sabe das tuas necessidades.

3 ° – QUEM OLHA PARA O TRONO NÃO SE CANSA

“E o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.”

Havia um arco verde atrás do trono, e segundo a ciência a cor verde é a única cor que não cansam as vistas.
“Olhando para Jesus, autor e consumador da fé,” Hb 12.1
Não olhe pra mim, não olhe para o seu pastor, não olhe para o irmão que esta do seu lado, somos imperfeitos e cheio de falhas, mas aquele que está no trono é perfeito, é infalível, é inquestionável, é grande, é forte e é a nossa sustentação.
Aquele que olha firmemente para o trono de Deus jamais se cansará, pode vir as lutas, as provas, as dificuldades e os embaraços desta vida.
Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.

4° – O FOGO ARDIA DIANTE DO TRONO

“E diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo,” v.5

O fogo na bíblia tem vários significados e um desses significados é a manifestação do poder de Deus, vejamos que o fogo não queimava, mas sim ardia, e existe uma grande diferença entre queimar e arder, o fogo que queima não tem propósito e destrói tudo que esta na sua frente, mas o fogo que arde tem um propósito definido, como iluminar, aquecer ou até mesmo alimentar.
Deus não manifesta o seu poder sem propósito, mas sim com entendimento.
E é razão de nos alegrarmos, pois o fogo de Deus tem ardido continuamente diante do altar, para nos aquecer, iluminar e alimentar.

5° – UM MAR DE VIDRO SEMELHANTE AO CRISTAL

“E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal”v.6

Participe do Programa Teologia para Todos – Clique Aqui
A visão que João estava tendo era tão linda, que ele teve usar coisas terrenas para comparar com as lindas revelações que ele estava recebendo, somente assim teríamos a noção das coisas que ele viu.
Vemos neste verso que usa dois substantivos, o mar e o cristal

Vamos analisar esses dois itens:

O mar é conhecido pelo seu tamanho, e seus mistérios, existem peixes no mar que até hoje não foram descobertos, existem alguns pontos do mar que são tão profundos que se pegássemos o monte Evereste ele não teria capacidade de ocupar o espaço das profundidades do mar.
Na sala do trono de Deus existem mistérios que jamais foram revelados ao homem, lá procede toda sabedoria, entendimento, glória e poder.

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam”
Existem muitos teólogos por ai, que batem no peito e se orgulham de seu conhecimento, mas mal sabem eles que não sabem nada, comparado aos mistérios que Deus tem ocultado no mar dos seus conhecimentos

“Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas;”

Mergulhe no mar de Deus, pois Ele quer te revelar aquilo que os teus olho jamais viram.

O cristal representa a clareza e a transparência, Deus não maquia e nem esconde a verdade, com Ele tudo é bem claro e limpo.
Quantas pessoas têm feito coisas erradas, achando que Deus não esta vendo, mas mal sabem elas que o nosso Deus é transparente.
“Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se”

CONCLUSÃO DO SERMÃO

Não perca mais o seu tempo com coisas fúteis, entre na sala do trono imediatamente e entregue a Deus tudo o que você tem, pois ele tem o melhor pra te dar.

Esboço de Sermão baseado na mensagem do Pr. Elson de Assis

Leia Tambem: Quero ser como a Oliveira – Salmo 52

Leia Tambem:

Comentários via Facebook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Participe do Programa Teologia para Todos 2017 - CLIQUE AQUIQUERO PARTICIPAR